A partir de 2026, o IUC (Imposto Único de Circulação) vai ser pago até fevereiro ou em duas prestações quando o valor é superior a 100€.
O Ministro das Finanças justifica a alteração com os atrasos no pagamento provocados pelo “esquecimento” do mês de matrícula.
Atualmente, após o primeiro ano de matrícula, o IUC deve ser pago na íntegra todos os anos até ao último dia do mês de aniversário do veículo (mês da matrícula).
Com esta medida, a partir do próximo ano, vai ser possível dividir o pagamento do IUC em duas mensalidades, caso o valor a pagar seja superior a 100 euros. Para cobranças de valores inferiores, o proprietário do veículo terá de efetuar o pagamento até ao final do mês de fevereiro.
No entanto, há viaturas que não pagam IUC, sabia? Os carros 100% elétricos estão livres do Imposto Único de Circulação. Além dos elétricos, também estão total ou parcialmente isentos do pagamento de imposto único de circulação os tratores agrícolas, as ambulâncias e outros veículos de transporte de doentes, as viaturas do Estado, os veículos de um conjunto de categorias que tenham mais de 30 anos e possam ser considerados de interesse histórico, os veículos das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou os veículos de pessoas com deficiência, cujo grau de incapacidade seja igual ou superior a 60%, entre outros.