fbpx
Institucional

Estado de emergência – O que muda?

By 26 de Março, 2020 No Comments
estado de emergência. covid-19. coronavirus

Portugal está em Estado de Emergência e foram implementadas regras à circulação de todos os automobilistas. Conheça de que forma deve proceder durante este período.

 


O meu carro tem que fazer inspeção. Como devo proceder?

As viaturas com data de inspeção entre 13 de março e 30 de junho de 2020 têm a data limite de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) prolongada até cinco meses contados da data da matrícula. As entidades competentes têm vindo a trabalhar para garantir que em caso de incidente não existam entraves com as seguradoras ou autoridades. Na sequência do prolongamento, “o incumprimento da obrigação da inspeção periódica não releva para efeitos de seguro de responsabilidade civil automóvel ou do direito de regresso da empresa de seguros”.

Os meus documentos vão caducar durante o Estado de Emergência, posso conduzir?

Com o Estado de Emergência, o Governo foi forçado a repensar as regras respeitantes à validade de documentos. Assim, todos os documentos que tenham caducado ou vão caducar durante o Estado de Emergência, têm a sua validade alargada.

“A aceitação, por parte das autoridades públicas, e para todos os efeitos legais, da exibição de documentos cujo prazo de validade expira durante o período de vigência do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores”, pode-se ler no comunicado do Conselho de Ministros aprovado a 13 de março.

Bati com o carro durante o Estado de Emergência, o seguro cobre?

O Estado de Emergência não afeta a validade dos seguros de responsabilidade civil automóvel, pelo que continuam a estar cobertos quaisquer acidentes que se verifiquem durante este período. No entanto, a companhia de seguros poderá avaliar o motivo pelo qual o veículo estaria a circular em Estado de Emergência. Se o motivo se enquadrar no diploma governamental, a seguradora poderá ser então obrigada a pagar.

O que acontece se o meu carro avariar?

No documento oficial, os “estabelecimentos de manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos” são um dos setores autorizados a manter o funcionamento por se considerar ser um serviço essencial para o funcionamento do país. Assim sendo a manutenção e reparação do seu veículo mantém-se assegurada. Na AutoMecânica da Confraria, continuamos a trabalhar para manter a sua segurança. Clique aqui para saber o que mudou e como deverá proceder.

Preciso de trocar de carro. Posso fazê-lo enquanto vigora o dever geral de recolhimento domiciliário?

Estando em isolamento social, pode continuar a dedicar o seu tempo a algumas tarefas que iria adiar no dia-a-dia. Isto significa que poderá continuar a consultar o mercado de forma online, comparar veículos e perceber qual será a melhor opção para si. Na AutoMecânica da Confraria estamos 100% disponíveis para o ajudar de forma online e gratuita nesta tarefa. Através do nosso website, que pode consultar clicando aqui, poderá ter acesso a mais de 300 viaturas em stock e às suas características, podendo ainda comparar com outros modelos, pedir uma avaliação à sua viatura e até uma simulação de financiamento.

Veja mais aqui