Logo Grupo AMCONFRARIA

Quem somos

Em 1983, um jovem leiriense com um grande espírito empreendedor e uma grande paixão pelo mundo automóvel iniciou-se como mecânico de profissão.

Mais tarde, construiu pouco a pouco a sua própria empresa dedicada à reparação e comércio de viaturas usadas: a AutoMecânica da Confraria.

Passados 30 anos, a AutoMecânica da Confraria continua a ser uma referência no sector automóvel e reconhecido no mercado pela sua qualidade de serviço.

Assim, o Grupo AMCONFRARIA é constituído por 4 empresas:

  • AutoMecânica da Confraria – Reparador Autorizado Renault e empresa dedicada ao comércio de viaturas Multimarca
  • Sarafauto – Rent-a-Car do grupo
  • Nova Confraria – Distribuidora de peças de origem Daihatsu e SSangyong
  • Leiribéria – Concessão SEAT em Leiria.

Lealdade, inovação, confiança e seriedade são os valores que há 30 anos orientam o Grupo AMCONFRARIA.

SEGMENTOS DE NEGÓCIO

  • Viaturas Novas Renault, Dacia, Seat e Multimarca
  • Viaturas Semi-novas e Usadas Multimarca
  • Oficinas Certificadas ( Mecânica e Colisão)
  • Peças de Origem – Renault, Dacia, SEAT, Daihatsu e Ssangyong
  • Aluguer e Renting de Viaturas
  • Produtos Financeiros

Conheça um pouco mais sobre nós, percorra a nossa Cronologia

1983
1989
1992
1993
1996
2000
2003
2007
2008
2009
2013
2014
2016
2017

1983

Mecânico de profissão – Tudo começa por uma paixão…

Jaime Santos nasceu na Confraria a dia 1 de Julho de 1963. Foi para a Escola Primária da Estrada da Bouça com sete anos de idade, tendo também concluído o 1º e 2º ciclo preparatório. Em seguida, foi estudar para a Escola Secundária Domingos Sequeira em Leiria, onde frequentou o 7º ano de escolaridade. No ano seguinte, matriculou-se no 8º ano, no entanto não o chegou a concluir porque a “ a minha vocação eram os automóveis”. Por isso, com apenas 14 anos, começou a trabalhar numa oficina de automóveis em Leiria, junto à Sé.

Permaneceu nesta oficina vários anos e “aprendi lá o que tinha que aprender até que chegou a altura de ir para a tropa”. Foi à inspeção, ficou apto e assentou praça no Quartel da Figueira da Foz. Depois foi transferido para Lisboa como condutor. No entanto, convém salientar que em 1983, antes de ir para a tropa, Jaime Santos já se tinha estabelecido como empresário em nome individual com apenas 20 anos. Paralelamente ao cumprimento do serviço militar, aproveitava os fins de semana para trabalhar na oficina, situada junto à casa dos pais, Júlio e Maria da Conceição dos Santos. Depois de ter concluído a tropa, continuou a sua atividade de mecânico de automóveis contando com a ajuda da sua irmã Arminda “que me fazia a escrita”. No exercício da sua atividade, contava também com a colaboração de dois empregados e com o apoio da que viria a ser mais tarde sua esposa.

Em 1987 casou com Francelina António, que continuou a dar grande apoio na empresa criada por ambos. Nessa altura, tudo passava por ela. Não havendo colaboradores de escritório, Francelina António desempenhava várias funções de forma a manter toda a organização da empresa: desde empregada de escritório ao nível contabilístico e financeiro, a responsável de logística de transportes e peças, sendo a própria a ir buscar as peças necessárias para a oficina.

1989

Ano em que AutoMecânica da Confraria deu os primeiros passos

Tudo começa com um sonho, e a história do Grupo AMCONFRARIA começou exatamente por um sonho e uma grande paixão pelo Mundo Automóvel.

Em 1989 foi constituída a empresa AutoMecânica da Confraria Lda, sendo o capital social da empresa pertencente a Jaime Santos e à sua esposa em partes iguais. Conjuntamente com a atividade mecânica, a empresa começou por comprar veículos acidentados, reparando-os e comercializando-os em seguida. É de referir que Jaime continuava a trabalhar na mesma oficina cujas instalações pertenciam ao seus pais. A falta de espaço e a inexistência das condições mais apropriadas para dar continuidade à atividade com sucesso, levaram à construção de novas instalações, sendo a nova oficina inaugurada em Agosto de 1990, dando origem a uma nova etapa.

1992

AutoMecânica da Confraria distinguida como Agente Renault

Três anos depois, a AutoMecânica da Confraria foi nomeada “Agente Renault”, o que “trouxe grande credibilidade”, uma vez que se tratava de “uma pequena empresa numa aldeia, fora dos grandes centros”, refere o empresário Jaime Santos.

A evolução e a qualidade dos serviços prestados fizeram com que aquela conceituada marca francesa, a Renault, nos atribuísse a distinção de Reparador Autorizado Renault.

1993

1º Stand Multimarca da AutoMecânica da Confraria

Paralelamente à reparação de automóveis, a atividade de comercialização desenvolveu-se de tal forma, que as oportunidades de compra de carros usados iam aparecendo com alguma frequência. Para além disso, nesse mesmo ano, começou a importar algumas viaturas usadas, sobretudo da Alemanha.

Assim, surgiu a necessidade de criar um espaço dedicado à comercialização das mesmas e de aumentar a notoriedade do negócio, alugando um espaço no Barracão, um local de grande passagem, junto ao cruzamento na antiga estrada Nacional 1, agora IC2.

1996

Uma nova área de negócio surgiu – Sarafauto Rent-a-Car

Em 1996 surgiu a Sarafauto, uma empresa do grupo dedicada ao Aluguer de Viaturas e Renting. Foi criada para se diferenciar no mercado, com o intuito de ser uma rent a car mais pessoal e próxima do cliente.

Apesar de ser um negócio pequeno e familiar, a empresa tem crescido dia após dia e hoje, a Sarafauto destaca-se como uma rent-a-car de serviço personalizado e de qualidade junto dos seus clientes, essencialmente emigrantes e turistas, provenientes de vários países, principalmente do Canadá, Estados Unidos e França.

A Sarafauto continua a oferecer um conjunto de serviços que a torna diferente e única, nomeadamente na entrega e na recolha da viaturas nos principais aeroportos – Lisboa e Porto, com entregas imediatas, e evitando filas de espera e aborrecimentos após uma longa viagem. Para além dos Aeroportos, também entrega em outros locais escolhidos pelo cliente, assim como nas diversas instalações do Grupo AMCONFRARIA – Confraria, Pombal, Leiria e Marinha Grande.

Sendo a qualidade do serviço prestado o mais importante para nós e estando este dependendo exclusivamente do rigor de todos os procedimentos, a certificação foi essencial para crescer enquanto prestadora de serviços de aluguer. São estes procedimentos que permitem manter as certificações de Gestão de Qualidade, que por sua vez garantem a total qualidade dos nossos serviços. Assim, desde 2010 que a Sarafauto é certificada pela SGS, no âmbito do Aluguer e Comercialização de Viaturas, pela norma ISO 9001.

2000

Abertura de um Concessionário Daihatsu e Ssangyong em Pombal

Esta surgiu como uma forma de expansão da AutoMecânica da Confraria para o concelho de Pombal. A empresa instalou-se na localidade da Moncalva, junto ao IC2, tendo começado a sua atividade como concessionária das marcas Daihatsu e Ssangyong. Passado alguns anos, as marcas concessionadas optaram por abandonar o mercado português estabelecendo-se em Espanha. No entanto a Nova Confraria manteve-se como distribuidor oficial de peças de origem para Portugal e Ilhas.

2003

Renovação das Instalações da Sede da AutoMecânica da Confraria

Passados 14 anos das primeiras instalações, e sempre com o objetivo de prestar um serviço de qualidade, surgiu a necessidade de melhorar as infraestruturas da empresa e criar melhores condições de trabalho para os colaboradores com novas tecnologia e novas formas de trabalho, de forma a acompanhar a constante mudança do mercado automóvel e o próprio crescimento do negócio.

Assim, em agosto de 2003, iniciou-se a remodelação das novas instalações da AutoMecânica da Confraria, na mesma localidade – Confraria, duplicando assim toda a área da empresa. Foi importante definir zonas de trabalho, desde mecânica à colisão, como também a separação das zonas de receção e peças, bem como o apoio comercial e financeiro.

2007

Importador da Marca Francesa – Chatenet – Veículos sem carta

Foi em 2007 que a marca Chatenet se instalou em Portugal. A marca francesa de automóveis de quadriciclos, vulgarmente conhecidos como “papa-reformas”, nomeou a AutoMecânica da Confraria o importador exclusivo da marca para Portugal e Ilhas, caracterizada pela produção de automóveis cuja condução exigia na altura apenas a carta de motociclos e onde a procura deste tipo de veículos era feita por automobilistas com idade superior a 40 anos. No entanto, havia também um forte interesse e procura deste segmento por menores de 18 anos, um segmento a explorar.

2008

Nomeado Reparador Autorizado Renault, Oficina Certificada e PME Líder

Em 2008 a Automecânica da Confraria foi nomeada Reparador Autorizado Renault.

Com responsabilidades acrescidas, houve uma aposta elevada na formação dos colaboradores e na modernização das infraestruturas e equipamentos, apostando assim nas formações Cotech (mecânica) e Cartech (colisão) no Instituto Formação Automóvel Renault de forma a prestar um serviço ao mais alto nível e garantia de qualidade Renault.

Mas não ficou por aqui. Nesse mesmo ano, tornou-se PME Líder e obteve certificação em serviço de qualidade pelo Centro Zaragoça, na especialidade de Chapa e Pintura e pela SGS – normas ISO 9001, nas atividades de reparação e manutenção de viaturas e comercialização de peças e acessórios auto.

2009

Celebração dos 20 anos da AutoMecânica da Confraria

Para assinalar os 20 anos da empresa, foi realizado um evento dedicado aos clientes, fornecedores e colaboradores da empresa, contando este com cerca de 400 convidados que se juntaram nas novas instalações da mesma.

Algumas citações deste dia:

“Frederico Pinto – “Sr. Pinto”, é o chefe de oficina e amigo de longa data do sócio- gerente Jaime Santos. Assistiu ao arranque da AutoMecânica da Confraria, fundada por Jaime em Janeiro de 1989… sempre se identificou com as politicas, métodos de trabalho, qualidade do serviço e de produtos. ” – Noticias de Colmeias, 5 de Julho de 2009

Nelson Ruivo – um dos estrategas da empresa, considera que “a chave do sucesso deve-se à simplicidade do Jaime e de toda a sua equipa, mas também da visão do negócio, do saber estar no mercado e da participação social, provando que é vantajoso ajudar quem precisa numa lógica de construção mútua.” – Noticias de Colmeias, 5 de Julho de 2009

2013

Abertura de um novo Ponto de Venda na Marinha Grande

O crescimento de vendas durante este ano, levou a empresa a investir num novo stand de viaturas usadas multimarca, localizado na Rua de Leiria, Embra, Marinha Grande.

De acordo com Nelson Ruivo, Diretor Comercial na altura, “a decisão de investir num novo espaço deu-se ao crescimento do volume de vendas em 2013 e na necessidade de procurar novos mercados e clientes.” – Diário de Leiria.

2014

Celebração dos 25 Anos da Empresa

Para comemorar um quarto de século dedicado ao sector automóvel, a gerência da AutoMecânica da Confraria, reuniu todos os seus colaboradores para um dia diferente.

Durante todo o dia, o regresso ao passado esteve muito presente. Promoveu-se uma caminhada com todos os colaboradores até às primeiras instalações onde tudo começou – a primeira oficina onde Jaime Santos começou a sua atividade como mecânico de automóveis- prolongando-se até ao final do dia, onde música, dança e jogos tradicionais não faltaram, promovendo assim o espírito de equipa e a motivação.

Foi sem dúvida, um sábado especial, onde as palavras, “Equipa, Confiança e Alegria” estiveram sempre presentes.

“Sem eles, nada seria possível” – Jaime Santos, Notícias de Colmeias.

Distinção – Prémios Renault, Top Qualidade e Clube Top Cliente

No mesmo ano, a AutoMecânica da Confraria foi distinguida pela qualidade de serviço prestado.
Os resultados foram baseados, pela QSO (Qualidade Satisfação Oficina) da Renault Portugal, que avaliava os critérios de recomendação do cliente e da qualidade do serviço. Os prémios foram atribuídos ao conselheiro de serviço, Frederico Pinto, e ao Responsável Após-Venda, Paulo Gomes, fruto do seu excelente desempenho.

2016

Aquisição da Concessão SEAT em Leiria – Leiribéria

A AutoMecânica da Confraria adquiriu a Leiribéria, o único concessionário SEAT no distrito de Leiria, no dia 1 de fevereiro de 2016.

Para além de a Leiribéria representar uma marca automóvel muito apetecível, jovem e em crescimento, o facto de a Leiribéria estar sediada no centro de Leiria, fez com que Jaime Santos tenha baseado a sua decisão de aquisição numa estratégia de crescimento, pois sem dúvida, que o estar presente em Leiria traria uma mais valia.

Foi um ano de viragem e de crescimento para a própria marca SEAT e para a AutoMecânica da Confraria.

Criação do Grupo AMCONFRARIA

Sendo a AutoMecânica da Confraria o pilar do Grupo, existiam já mais duas empresas, como mencionado acima: a Sarafauto – rent-a-car do grupo e a Nova Confraria – dedicada à comercialização de viaturas semi-novas e usadas e de peças de origem Daihatsu e Ssangyong.

Assim, com a aquisição da Leiribéria, surgiu a necessidade de criar algo que simplificasse e que, de certa forma, uniformizasse todas as empresas do Grupo, surgindo assim o Grupo AMCONFRARIA.

Por decisão interna, decidiu-se manter o nome “Confraria” na denominação de Grupo. Para Jaime Santos e toda a família, a palavra “Confraria” significa muito mais que uma mera localidade, situada na Freguesia de Colmeias. Ao longo destes 30 anos, a palavra “Confraria” continua a significar muito trabalho, esforço, dedicação e acima de tudo significa família e união. E todas essas características fazem parte da identidade da AutoMecânica da Confraria, a primeira empresa a ser criada por Jaime Santos e Francelina António.

2017

Top SEAT People

Diretor Comercial da Leiribéria é Vice-Campeão Mundial na SEAT

O programa Top SEAT People, é uma competição internacional de carácter motivacional promovido pelo construtor espanhol, que envolve a globalidade da Rede com o objetivo de distinguir os melhores especialistas SEAT.

Hugo Gomes, responsável comercial da Leiribéria e da concessão SEAT Leiria, foi um dos três elementos da equipa SEAT Portugal a conquistar uma posição de destaque entre os melhores do mundo, levando o 2º prémio na especialidade de Chefia de Vendas.

Entre 148 especialistas SEAT de todo o mundo, a equipa nacional, conquistou três dos mais elevados lugares desta competição que correspondeu à 18º edição Top SEAT People.