fbpx
Institucional

Como organizar a bagageira do carro

By 29 de Julho, 2019 Agosto 1st, 2019 No Comments
como-organizar-bagageira-amconfraria

Organizar a bagageira do carro nem sempre é tarefa fácil, mas é nas férias de verão que a tarefa tende a complicar-se ainda mais. Seja ao sair de casa ou no momento de voltar à rotina, o processo de colocar vários dias de férias num espaço como a bagageira pode revelar-se um autêntico puzzle.

Fazer-se à estrada exige alguns cuidados com a bagagem que queremos levar, de forma a garantir a segurança e o conforto dos passageiros no decorrer da viagem. Independentemente da duração ou distância até ao destino, deve evitar tapar os campos de visão da sua viatura, e organizar a bagagem para aproveitar o máximo de espaço disponível.

 

Confira as 5 dicas que damos para simplificar a próxima viagem de carro:

 

1. Fazer uma lista do que realmente precisa

 

Repense bem todas as coisas que quer levar. Os hotéis e outros estabelecimentos hoteleiros disponibilizam uma vasta lista de bens aos seus hóspedes. Antes de fazer as malas informe-se sobre o que estará disponível para si e selecione o que entende como mais prioritário.

Quanto mais bagagem levar consigo, menos espaço tem, mais incomodativa se torna a viagem e ainda afetará significativamente o consumo do seu carro. O ideal é fazer uma lista, pois só assim irá selecionar o que realmente será útil. Pegue numa folha e numa caneta, e comece a apontar…

 

2. Subdividir por categorias tudo o que vai colocar na sua mala de viagem

 

Comece por ordenar o que precisa em categorias: o vestuário, o calçado, os acessórios, os gadgets, os estojos etc, e tente organiza-los todos numa só mala. Comece pelos sapatos e pelas coisas mais pesadas, colocando-as no fundo. Para terminar, as coisas mais delicadas e leves na parte superior da mala. Uma forma de maximizar o espaço dentro da mala é por exemplo enrolar cada peça de roupa e colocá-la na vertical, para assim conseguir ter mais espaço para os restantes artigos.

 

3. Simplificar e seguir uma ordem para aproveitar a bagageira do seu carro

 

O processo de colocar todas as malas dentro do carro é outro quebra-cabeças. A melhor maneira de organizar a bagageira do carro é seguir uma ordem de forma a aproveitar todo o espaço disponível. Uma maneira de organização é pensar no que precisamos de tirar primeiro para que fique numa zona mais acessível.  O recomendável é introduzir as malas maiores e mais pesadas no fundo, para reduzir a possibilidade de os artigos se deslocarem com uma travagem brusca, colocando em risco a segurança dos ocupantes. Para além disso, é importante colocar as malas com as pegas para cima, para que seja mais fácil de as retirar quando chegar ao destino.

Se, mesmo assim, não tiver espaço suficiente, há sempre opções para facilitar a viagem, como as barras de tejadilho. Apesar da comodidade ao nível de espaço, esta opção acaba por afetar a estabilidade do carro, tornando-o menos aerodinâmico, o que irá afetar o consumo de combustível no final da viagem.

 

4.  Aproveitar ao máximo cada compartimento do seu automóvel


Por motivos de segurança, não se deve deixar nada solto no interior do habitáculo, seja nos bancos ou na chapeleira. É importante levar tudo de forma segura pelo que deve aproveitar todos os espaços laterais e livres do automóvel, como o porta-luvas, as laterais das portas, zona de bebidas etc. Desta forma, terá sempre à mão pequenas coisas que lhe sejam necessárias durante a viagem, como lenços, garrafas de água, óculos, entre outros.

Como em todas as viagens de família, há sempre tempo para uma paragem e aproveitar para comer algo e até mesmo fazer um pequeno piquenique em família, logo também é importante saber como levar comida e bebida em viagens longas. O ideal é colocar toda a comida e bebida dentro de uma arca móvel ou saco térmico, e esta ficar na bagageira junto às restantes malas para evitar possíveis acidentes.

 

5. Prevenir os imprevistos de uma viagem de carro

 

Muitas vezes evita-se pensar nos pequenos acidentes que possam acontecer durante uma viagem de carro, mas é importante antecipar todos os imprevistos possíveis para que se possam prevenir de forma a garantir a segurança de todos os passageiros.
Assim, é importante verificar todos os elementos de segurança do automóvel antes de se lançar à estrada. Para além de verificar a pressão dos pneus, o nível da água e do óleo e o bom funcionamento das luzes, certifique-se que leva colete refletor, triângulo e o kit anti-furo. No que toca ao combustível, o ideal é abastecer uma quantidade confortável que lhe permita fazer mais quilómetros do que aqueles que tem planeado. É importante antecipar os imprevistos e desvios da rota estipulada para evitar que fique sem combustível numa zona onde não hajam bombas por perto.

 

Se prefere deixar a mecânica para quem sabe, faça a marcação do seu check-up pré-viagem clicando aqui e vá descansado!

 

Boas férias!