fbpx
Informativo

Start&Stop | As dúvidas mais comuns

By 12 de Maio, 2020 Julho 27th, 2020 No Comments

O sistema de Start&Stop, ou Stop&Start, é uma das funcionalidades que tem vindo a integrar a esmagadora maioria das viaturas produzidas nos últimos anos. Esta tecnologia procura reduzir a emissão de CO2 para a atmosfera e consiste em desligar o motor de forma automática após a paragem do veículo e também em liga-lo novamente quando o pedal da embraiagem é pressionado (para os carros de mudanças manuais) ou o pedal de travão é aliviado (no caso de carros com mudanças automáticas).
O facto de muitos dos automobilistas ainda não estarem familiarizados com esta tecnologia tem levado à criação de várias dúvidas relativamente ao seu funcionamento e às consequências que este tem nos vários componentes do motor.

Como funciona o sistema de Start&Stop?

Ao abrandar ou parar o veículo sem desligar a chave, um conjunto de sensores deteta a desaceleração ou paragem e corta a injeção de combustível e o funcionamento das velas. Quando se prepara para arrancar novamente, o motor volta a funcionar.

O Start&Stop estraga o motor?

O motor precisa de aquecer os lubrificantes para funcionar devidamente, para isso existe o ECU (Engine Control Unit), um sistema que impede o motor de exceder determinada rotação até o ciclo de aquecimento estar concluído, o que significa que o sistema Start&Stop só estará disponível quando o motor estiver à temperatura ideal de funcionamento. Se o sistema detetar que durante o funcionamento os lubrificantes descem de forma repentina, o Start&Stop deixa de funcionar, exibindo a mensagem de que este não pode ser acionado. Caso o período de paragem for demasiado longo ao ponto de pôr em causa o bom funcionamento do motor, o sistema liga o propulsor para que as temperaturas voltem ao valor ideal. É ainda importante relembrar que nos veículos com o sistema de Start&Stop, todas as componentes necessárias são reforçadas para fazer mais ciclos de arranque.

O Start&Stop pode diminuir a durabilidade da bateria?

As baterias das viaturas com o sistema de Start&Stop são reforçadas em termos de capacidade, tendo em média um ciclo de vida 3 vezes maior do que a convencional, o mesmo acontece com os alternadores. Além disso, a ECU (Engine Control Unit) permite averiguar quando a bateria possui uma potência baixa para voltar a ligar o motor, pelo que quando isso acontece, o Start&Stop deixa de funcionar e o motor continua a trabalhar.

Existe mesmo uma economia com a utilização deste sistema?

Depende dos percursos feitos. No caso de estradas onde não são necessárias paragens, como autoestradas ou vias rápidas, o sistema de Start&Stop não terá muita utilização, pelo que não estará a economizar mais do que o normal. Se o percurso envolver semáforos e um maior volume de tráfego, estará a poupar na autonomia do veículo.

Faça a sua marcação de oficina, clicando aqui.